quinta-feira, 4 de abril de 2013

Principais termos usados em tecnologias móveis


Hoje em dia com grande acessibilidade e disponibilidade de smartphones e tablets, muitas pessoas acabam adquirindo esses dispositivos,  porém muitas delas não conhecem direito alguns termos utilizados e existentes na área de tecnologia móvel.

Fonte: Olhar Digital


Com o intuito de ensinar e esclarecer o significado de alguns termos, listamos abaixo alguns dos termos mais utilizados e suas descrições:




Smartphone

São celulares com sistemas operacionais específicos. Isso significa que é possível adicionar aplicativos desenvolvidos especialmente para ele. Geralmente possuem também funções mais incrementadas, como recursos para tela sensível ao toque (touchscreen) e teclados completos como os de computadores (chamados de QWERTY por conta da ordem da disposição da primeira fileira de teclas). Caracteristicamente, possuem acesso à internet via redes sem fio como Wi-Fi, 3G e 4G. Os mais populares são os iPhones, Galaxys, BlackBerrys, Nokias, entre outros.


Tablet

É um dispositivo em forma de prancheta que pode ser usado para acessar a internet, para organização pessoal, ver fotos, vídeos, ler livros, jornais e revistas, e até para jogos 3D. Tem uma tela touchscreen. Navega-se com o toque da ponta dos dedos ou de uma caneta. Muito parecido com os smartphones, porém, o tablet possui uma tela um pouco maior (entorno de 7" a 10"), e geralmente não fazem ligações telefônicas (com exceção de alguns modelos).


Touchscreen

É o recurso que permite fazer comandos por meio do toque na tela. Smartphones, tablets e até notebooks utilizam o display sensível ao toque. Há telas capacitivas (como no iPhone), que possuem mais sensibilidade, e as resistivas (como a do Nokia N97), que são um pouco mais "duras". Outra característica é o recurso multitoque (ou multitouch, em inglês), que permite que mais de um dedo possa ser reconhecido na tela ao mesmo tempo.


Android OS

Android OS, ou simplesmente Android, é um sistema operacional para smartphones e outros gadgets que roda sobre o núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.


iPhone OS (iOS)

É o sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch e iPad. A Apple não permite que seu sistema operacional rode em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos multi-touch. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de “pinça” utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem.


Windows Phone

Windows Phone é um sistema operacional móvel, desenvolvido pela Microsoft, sucessor da plataforma Windows Mobile, que, ao contrário do predecessor, é focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial.


App

Abreviação para "Aplicativo". Nos smartphones e tablets, os apps são como pequenos programas que oferecem funcionalidades simples. Existem vários tipos: para tratar imagens, localizar endereços e jogar games. Alguns já vêm embarcados no aparelho e outros podem ser comprados ou baixados gratuitamente da internet. Nas redes sociais, como o Facebook, os apps (que também significam aplicativos) são jogos ou recursos acrescentados na página do usuário.


Firmware

É uma outra forma de nomear “sistema operacional” do smartphone. Em outras palavras, é o software interno que o faz funcionar.


Wi-Fi

É a tecnologia que transmite a internet para um smartphone ou tablet sem a necessidade de cabos ou fios. Também chamada de rede wireless (sem fio, em inglês), ela pode ser privada, como uma internet comum em residências, e pública, utilizada em cafés, hotéis, aeroportos e outros lugares com grande demanda de usuários.


3G

Família de padrões estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações (ITU – International Telecomunications Union) para a terceira geração de sistemas de telefonia celular. Para o consumidor, o termo está associado ao acesso móvel à internet em alta velocidade e recursos avançados como vídeo-chamadas.


4G

Sucessora da tecnologia 3G, a quarta geração de telefonia móvel ou 4G tem como principal característica a alta velocidade. A tecnologia 4G, também conhecida como LTE (Long Term Evolution, em inglês), tem velocidades muitas vezes comparadas às existentes em conexões de banda larga ou modems ADSL. No Brasil, utilizaremos a tecnologia 4G LTE na frequência de 2,5 Ghz. Teoricamente, o 4G tem capacidade para chegar a até 100 Mbps, velocidade 100 vezes mais rápida que as alcançadas pelas redes 3G. Infelizmente, diversas questões relacionadas à estrutura e sobrecarga de antenas deverá fazer com que esta velocidade esteja longe de ser alcançada no país.


Bluetooth 

É a tecnologia que permite que aparelhos como telefones, computadores e outros troquem informações estando próximos uns dos outros e sem precisar de fios.


MP3 e MP4

Formatos de áudio e vídeo, respectivamente. São diminutivos das siglas MPEG-3 e MPEG-4, padrões de compactação de arquivos de mídia. Na prática, isso significa que eles diminuem o tamanho de uma gravação, permitindo armazenar mais músicas e filmes do que se não estivessem compactados. Por isso mesmo, viraram nomes também dos players que tocam os respectivos padrões. Erroneamente, pessoas e fabricantes utilizam as siglas MP5, MP6, MP11 e assim por diante como se o número designasse a quantidade de funções.


SMS (Short Message Service)

É um serviço de transmissão de mensagens curtas para telefones móveis. Cada mensagem não pode conter mais que 160 caracteres e não admitem imagens. Uma vez enviada, a mensagem é recebida por um centro SMSC (Short Message Service Center), que, então, a retransmite ao dispositivo móvel de destino. Se o destino estiver fora da área ou desligado a mensagem é armazenada até que possa ser enviada.


MMS (Multimedia Messaging Service)

Permite o envio de mensagens com conteúdo multimídia, como fotos, vídeos e sons, entre telefones celulares.



Fonte:  ShowMeTech, Internet Responsável, Olhar Digital



Gostou do post? Dá um g+1 / Curtir abaixo !

Curta nossa página no Facebook e receba nossos posts instantaneamente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário