segunda-feira, 25 de março de 2013

Tutorial: Como localizar seu smartphone ou tablet

Um dos mais importantes recursos que os Smartphones e Tablets possuem é o GPS. Com ele é possível saber a localização exata dos aparelhos, podendo assim, saber onde estão os amigos, localizar um aparelho perdido, e principalmente, localizar um aparelho roubado.

E é com essa preocupação que hoje mostraremos como utilizar este recurso de localização nos três principais sistemas móveis : iOS, Android e Windows Phone (sem ordem de importância).




iOS

Passo 1. Primeiro, acesse a área de “Ajustes” do seu dispositivo e vá até a opção “iCloud”, e insira os dados de cadastro da conta (Apple ID e senha).

Passo 2. Habilite a opção “Buscar dispositivo”.

Passo 3. O Serviço de Localização também precisa estar ativado. Selecione a opção na área de “Ajustes” e ative-o.

Fonte: MacLife


Agora, para acompanhar a localização do portador do aparelho, siga os passos a seguir:

Passo 4. Acesse o site do iCloud e use seu login. Depois, selecione a opção “Buscar iPhone”.

Passo 5. Em um mapa, será exibida a localização exata do seu dispositivo.


Fonte: MacLife


Passo 6. Se você quiser enviar uma mensagem para o dono do aparelho, clique no “i”, ao lado do nome do dispositivo no mapa.

Passo 7. Há 4 opções de interação com o aparelho:

  • Reproduzir som - ótimo para o caso de você ter perdido o iPhone em algum lugar, como dentro de casa;
  • Enviar mensagem - para a pessoa que estiver com o seu iPhone;
  • Bloquear o aparelho - impedindo o acesso aos seus dados;
  • Limpar os dados do aparelho - zerando-o por completo.


O recurso é muito interessante e útil, porém, lembre-se que o dispositivo só será encontrado se estiver conectado à internet. Por isso, se ele tiver apenas conexão via Wi-Fi, você dependerá dele ser conectado a uma rede para ser localizado.




Android
Para android, existem algumas ferramentas disponíveis. Elegemos uma, o Life360  que tem diversas funcionalidades, motivadas por segurança e localização das pessoas e aparelhos.

Passo 1. Baixe o aplicativo Life360 em seu smartphone ou tablet.

Passo 2. Siga as instruções para se cadastrar na rede. Insira seus dados, como nome, e-mail e senha.

Passo 3. O aplicativo também fará sugestões de contatos com base em sua lista de contatos do e-mail. Uma vez cadastrado, todos os seus amigos aparecerão na parte de baixo da tela.

Passo 4. Faça um “Check-in” para saber a sua localização. Para isso, toque no botão verde com um sinal em “V”. Também é possível enviar uma mensagem que aparecerá como um balão em cima do seu ícone.


Fonte: Life360


Passo 5. É possível enviar um alerta de emergência para toda a família tocando no botão vermelho. Caso você ou alguém de sua família esteja incapacitado de falar, ao clicar nesse botão, o app enviará uma mensagem de texto, um e-mail, e ligará para cada um dos contatos da família.

Passo 6. Você também pode enviar requisições, solicitando que o aplicativo te mostre a localização da pessoa. Para isso toque no ícone de qualquer pessoa no seu mapa e em seguida clique na opção “Request”. Para que essa funcionalidade esteja ativa, a outra pessoa precisa ter concordado com isso.

Passo 7. É possível acessar a rede Life360 através de qualquer computador ou notebook e receber as informações sobre a localização dos seus parentes direto do navegador. Basta acessar o site e fazer o login com os mesmos dados que foram inseridos anteriormente.


Fonte: Life360


Lembre-se que neste caso também é necessário que a internet esteja ligada, seja no Wi-Fi ou no 3G. Além deste app, no Android existem várias outras soluções criadas por empresas de segurança virtual. Vale destacar, dentre eles, o ESET Mobile Security e o Norton Antivirus & Security, que além de te proteger de vírus e malwares, também possuem a função de rastreamento, gratuitamente.




Windows Phone

Passo 1. Para ter acesso ao localizador, acesse o site do Windows Phone.

Passo 2. Clique em “Entrar” e faça o login no site usando o Windows ID relacionado ao telefone que você deseja encontrar.


Fonte: Microsoft


Passo 3. Clique em “Meu Telefone”.

Passo 4. Na página seguinte, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Passo 5. Quando localizado, o dispositivo é exibido em um mapa.


Fonte: Microsoft


Para ser localizável, o aparelho precisa estar conectado à internet. Se no momento da localização ele não estiver, insira um endereço de e-mail para ser avisado posteriormente sobre a localização do telefone.


Fonte: MacLife, Microsoft, TechTudo, Life360


Gostou do post? Dá um g+1 / Curtir abaixo !

Curta nossa página no Facebook e receba nossos posts instantaneamente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário