quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tutorial: Como resolver problemas com o Home Button do iPhone

Com o passar do tempo e com o uso diário, os aparelhos eletrônicos acabam se desgastando fisicamente, e o com o iPhone não é diferente. Seus principais botões físicos (Sleep Button e o Home Button) com o passar do tempo vão deixando de responder aos comandos com a mesma velocidade de fábrica.

Então resolvi postar hoje umas dicas para tentar resolver problemas com o Home Button (que foi o meu caso).




Fonte: iPhone Dicas

Primeira dica: Calibrar o botão
Se você tiver sorte, os problemas de resposta do seu Home Button são apenas um escorregão do software. Nesse caso, tudo que você tem a fazer é apenas abrir um dos aplicativos nativos do sistema, como o relógio, bolsa de valores, tempo, notas, etc., e realizar os seguintes passo:
  • Segure o Sleep Button até que a barra de desligar apareça.
  • Solte o Sleep Button.
  • Mantenha apertado o Home Button. Não precisa apertar forte, apenas aperte com força que você usa no dia-a-dia.
  • Seu iPhone vai voltar para a tela inicial e agora o botão deve estar calibrado.
Abaixo tem um vídeo que ensina exatamente a fazer este procedimento:



Segunda dica: Alinhando o conector
Há uma chance de que o uso frequente da saída de força do seu aparelho tenha desalinhado a estrutura do Home Button. O simples ato de colocar e tirar o conector pode deixado a estrutura fora do lugar, ocasionando o mau contato do botão. Para resolver faça os seguintes passos:
  • Plugue o cabo USB no seu iPhone. 
  • Puxe, gentilmente, o cabo conector de forma que ele empurre para baixo o Home Button. 
  • Enquanto você faz pressão, clique no Home Button. 
  • Remova o cabo e confira se o problema persiste.

Terceira dica: Limpeza do botão
Mãos engorduradas, poeira, e até o fundo do seu bolso sujo podem danificar o Home Button do seu iPhone. Neste caso o conserto é mais simples. Basta um pouco de álcool isopropílico com 98% de água. Ele é vendido em lojas especiais e serve para a limpeza de componentes eletrônicos. Usando um cotonete ou conta-gotas, aplique duas ou três gotas do álcool diretamente no Home Button. Tente evitar o contato do material com a tela do seu iPhone para não ter outros problemas. Então, usando um objeto estreito, como um cotonete, aperte o Home Button para que o álcool se infiltre pela fresta.

O vídeo abaixo demostra como fazer uma limpeza bem semelhante a esta que acabei se mencionar:



Quarta dica: Home Button virtual na tela do iPhone
Se nenhuma das dicas anteriores funcionou, esta também não vai trazer o Home Button de volta. Mas, se você está sem grana para trocá-lo na assistência técnica, existe uma dica alternativa para o uso do Home Button. Usando as opções de acessibilidade, você pode criar uma versão virtual do Home Button.
Vá até o menu Ajustes->Geral->Acessibilidade e ative a opção Assistive Touch. Agora você vai perceber que a sua tela ganhou uma bolinha no canto. Funciona como um botão de menu, sempre que você apertá-la verá quatro opções: início (Home Button), dispositivo, favoritos e controle por voz. Você pode mudar a localização do menu na sua tela, para que ela não atrapalhe a navegação na internet, por exemplo.

O vídeo abaixo é praticamente um tutorial do Assistive Touch. Ele ensina como acioná-lo e mostra as suas funcionalidades:



Caso seu Home Button continue apresentando problemas, provavelmente este é um problema de hardware e não de software. O mais indicado neste caso é procurar uma assistência autorizada. Não aconselho a procurar vídeos na internet para desmontar o iPhone e fazeres isto por conta própria, porque na maioria dos casos o problema só piora. Caso seu iPhone ainda esteja na garantia, entre em contato com a operadora onde ele foi comprado. A Apple é conhecida por oferecer um serviço de assistência excelente. Muito provavelmente seu iPhone será trocado por um novo ao invés de reparado, caso realmente haja um problema.

No meu caso eu realizei todas essas dicas, mas acabei concluindo que o problema do meu Home Button é de hardware mesmo. Ele deu uma melhorada depois que fiz a limpeza, mas no dia seguinte voltou a ter problema. Como eu fiz a limpeza utilizando apenas água, e não álcool como é indicado, talvez não tenha limpado o suficiente e por isso não teve o mesmo efeito que o álcool teria. Atualmente já me acostumei ao Assistive Touch e até esqueço que o Home Button não funciona mais direito.
Mas como eu disse anteriormente, o desgaste no decorrer do uso é normal em qualquer aparelho, cabe ao dono querer consertar o aparelho ou trocá-lo por um novo, tudo depende da situação que lhe achar melhor.

Fontes: iDownload Blog, iPhone Dicas, Tecnologia e Ciência


Gostou do post? Dá um g+1 / Curtir abaixo !

Curta nossa página no Facebook e receba nossos posts instantaneamente!

Um comentário: