sábado, 23 de junho de 2012

Novidades do iOS 6


Hoje falaremos sobre as novas funcionalidades que virão com o iOS 6 (atualização do SO dos dispositivos da Apple, que pode ser feito gratuitamente). A nova versão do iOS foi anunciada no evento promovido pela Apple, a WWDC 2012. Será disponibilizado para o público possivelmente em meados de outubro, e suportado pelo iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, novo iPad e provavelmente, iPod touch de 4ª geração. 





Alguns aparelhos como o iPod touch de 3ª geração e o iPad 1 estão fora desta atualização.

Listamos e comentamos sobre algumas das novidades dessa nova versão. Parte delas foram anunciadas no próprio evento e outras foram descobertas/anunciadas por desenvolvedores porque a Apple liberou a versão beta do iOS 6 somente para seus desenvolvedores cadastrados.


Algumas das principais novidades:

Facebook
Como ocorreu com o Twitter no iOS 5, a Apple desta vez integrou também o Facebook ao iOS 6. Agora, por exemplo, os donos de iPhone serão capazes de fazer tarefas simples como postar fotos na rede social pelo app da Câmera, postar ou tuitar sua localização diretamente pelo Mapas, ou publicar o seu ranking do Game Center sem precisar entrar nos apps das redes sociais.
Junto com essas funções, o Facebook também melhorou sua sincronia com o sistema, e agora os seus Contatos (da rede e do telefone) serão sincronizados, e informações como os aniversários aparecerão em sua Central de Notificações.


Siri
A assistente de voz da Apple foi inserida no lançamento do iPhone 4S e agora será disponibilizada também para o novo iPad. Ela ainda não reconhece o idioma Português, mas na sua lista de idiomas tem: Inglês (EUA, Inglaterra, Austrália e Canadá), Espanhol (Espanha, México e EUA), Francês (França, Suíça e Canada), Alemão (Alemanha e Suíça), Japonês, Italiano (Itália e Suíça), Mandarim, Cantonês (China e Hong Kong) e Mandarim.


Não Perturbe
Esta funcionalidade é bem interessante. Para quem dorme com o seu iPhone ligado e de vez em quando acorda por causa da Central de Notificações, esta funcionalidade vai ajudar bastante. É um botão chamado “Não Perturbe” aparece na parte de Ajustes. Você pode tanto ativá-lo manualmente, ou pode programar a sua ativação e desativação. Para evitar que você não perca nenhuma ligação importante, este novo recurso ganhou uma opção para reativar o alerta sonoro quando alguém tentar entrar em contato com você pela segunda vez seguida.




Facetime
Agora as video chamadas através do Facetime poderão ser feitas por conexões de rede 3G. A funcionalidade já era explorada antes por meio de apps não-oficiais, como o Skype, e em iPhones desbloqueados. Mas os aparelhos que poderão ser feitos isso são o iPhone 4S e o novo iPad. Os demais não terão esta funcionalidade.


Telefone
A parte de telefone nativa do iOS ganhou uma aparência nova e algumas novas funcionalidades. Agora quando alguém ligar e você não puder atender, será possível responder a chamada com uma mensagem ou criar um lembrete para "ligar mais tarde", ou - por meio do recurso de geolocalização do app Lembretes - "lembrar quando chegar em casa", ou até "lembrar quando chegar ao trabalho".




Safari
O navegador da Apple também sofreu algumas mudanças. Uma delas é a presença de um botão que mostra as abas do iCloud para que você acesse as abas abertas de um dispositivo em outro, como um site em um iPhone no seu iPad. A navegação em modo horizontal agora pode ser feita em tela cheia, sem barras em cima ou embaixo, e se você precisar postar alguma foto ou vídeo em algum site que você esteja navegando, como o Wordpress ou o eBay, o iOS 6 automaticamente te jogará para o Rolo da Câmera.




Passbook
Esta é outras funcionalidade interessante que a Apple implantou. Trata-se do Passbook. Ele será um organizador pessoal do iOS. Por meio desse sistema será possível guardar senhas, cartões e itens como uma passagem eletrônica. Depois, por meio de QR Codes, bastará apresentar no check-in do aeroporto e depois guardar as milhas em seu cartão de fidelidade, no próprio iPhone.



Mapas
Esta talvez seja a maior mudança. A Apple abandonou o uso do Google Maps e criou um novo sistema de mapas e localização. Uma das novidades é a navegação curva-a-curva, que funcionará em modo 'single-app' para não deixar o usuário sair do aplicativo enquanto estiver sendo usado. Ele terá também uma forte interação com o Siri, e se o assistente for perguntado, por exemplo, com "A gente já chegou?", ele responderá com o tempo e a distância que faltam para o final do percurso. E se você quiser chegar em algum lugar novo, basta perguntar ao Siri como chegar e ele criará a nova rota.
Ele também terá mapas em 3D, e o manuseio no sistema é praticamente livre, e além do zoom, é possível girar e mudar a angulação das imagens, como se você estivesse voando sobre as cidades.





Mail
O aplicativo de email nativo do sistema também tem novidades. Agora será possível ter diversas assinaturas no Mail, uma para cada conta. Para simplificar ainda mais as notificações, o Mail novo permitirá que você marque contatos específicos, e que você apenas receba alertas nas mensagens que você realmente deseja ser notificado.
O usuário também poderá inserir fotos e/ou vídeos direto no email.




Lojas
Todas as lojas virtuais da Apple foram redesenhadas e receberam um novo visual e novas funcionalidades como a integrações com redes sociais, como o Facebook.



Shared Photo Stream
Agora através do aplicativo nativo do iOS Fotos será possível compartilhar imagens com seus amigos que também usem o iOS 6 ou o MacOS X Mountain Lion, além do iCloud. As fotos são transferidas imediatamente para seus amigos, e podem ser usadas no iPhoto ou visualizada em seu Apple TV ou pelo iPad/iPhone/iPod, via Fotos. As imagens jogadas na nuvem não são contabilizadas em seu espaço disponível no iCloud, e a sincronização pode ser feita via Wi-Fi ou pelo 3G - assim, você certamente terá um backup 24 horas de todas as suas fotos, mesmo que você perca o seu telefone ou tablet.


Músicas
O player de música nativo no iOS recebeu um novo visual.



Bluetooth
Agora existe um botão de configuração do Bluetooth direto no Ajustes, como já existia por exemplo com o botão Wi-Fi.



Selo “Novo”
Agora quando o usuário baixar um aplicativo, ele irá receber um selo de “Novo” no ícone do seu atalho.




Tempo
O aplicativo nativo do iOS de tempo também recebeu um novo visual.



O site MacRumor fez uma tabela mostrando as funcionalidades novas do iOS 6 e seus aparelhos que irão suportá-las: 

Referência: MacRumors


Como se pode ver, a maioria das novas funcionalidades não irão aparecer no modelo de iPhone 3GS. Isso se deve a limitação de seu hardware que é bastante inferior aos outros modelos. Há uma dúvida em relação ao iPod touch de 4ª geração poder suportar essas funcionalidades também, mas até agora nada foi falado a respeito.

O vídeo abaixo é um pouco comprido e é em inglês, mas vale a pena assistir, pois ele explica um pouco mais detalhado essas novas funcionalidades do iOS 6.





Parte do conteúdo deste post foi retirado dos sites TechTudo e MacMagazine.



Gostou do post? Dá um g+1 / Curtir abaixo !

Curta nossa página no Facebook e receba nossos posts instantaneamente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário