quarta-feira, 25 de abril de 2012

DESENVOLVIMENTO - Iniciando Desenvolvimento Android


Quando comecei a me interessar por desenvolvimento para Android, perdí muito tempo procurando materiais para estudo, a maioria tutoriais da internet. Boa Parte deles eram mal feitos e/ou apresentavam erros, o que desanima qualquer um. Porém, outros funcionavam perfeitamente e eram muito bem escritos.

Fiz uma seleção destes bons links e tutoriais para você, leitor que tem interesse em desenvolver apps, ou pelo menos aprender um pouco mais sobre. No post de hoje você será apresentado aos links de desenvolvimento básico desta seleção.





Requisitos Mínimos para começar
- Ter experiência com linguagem Java.
- Vontade
- Café

O que NÃO é necessário para começar
- Não é necessário possuir um dispositivo Android. Isso mesmo, você pode testar seu trabalho em um emulador que fica integrado à sua IDE. Aliás, enquanto você programa o ideal é utilizar o emulador para testar.

- Não é necessário possuir na sua máquina de trabalho algum tipo de Sistema Operacional específico. Diferente de programar para iPhone, onde é necessário um possuir MacBook com o SO da Apple.
Ponto para o Android 

- Não precisa pagar para baixar o kit de desenvolvimento (SDK) do Android, enquanto para Apple o desenvolvedor deve pagar U$99 para fazê-lo e então começar a trabalhar.
Novamente, ponto para o Android 


Desenvolvimento em Android é mais acessível, porém isso não garante que é a melhor escolha a ser tomada. Neste link você pode ver uma breve comparação entre os dois - Android ou iPhone



Bom, após a introdução acima, vamos ao que interessa:

1) Instalações e "Hello Word"
Primeiro passo sempre é a instalacão das ferramentas. O "Hello Word" é um padrão para primeiro projeto da tecnologia a ser estudada.

Link 1 - Felipe Silveira - No final da página do Felipe Silveira ele comenta sobre a ferramenta MotoDev da Motorola. Não cheguei a testar tal ferramenta porque gosto muito da IDE Eclipse e quis passar pela experiência de passar por todas etapas de instalação, então não posso opinar sobre essa ferramenta.
Link 2 - Edson Gonçalves - Simples e funcional


2) Minicurso Gratuito
Ótimo minicurso explicando conceitos básicos e fundamentais para quem deseja desenvolver para Android. Minha dica: Faça esse minicurso, veja o resultado.
Minicurso Felipe Silveira


3) Android Developer Guide da Google
Guia do Desenvolvedor oficial da Google. Muito útil para estudar componentes isoladamente, como por exemplo os tipos de Layouts de Tela etc. Utilizo bastante.
Link - Android Developer Guide da Google


4)Fórum
Entre e participe de Fóruns, tire dúvidas e fique ativo na comunidade:
GUJ - Fórum sobre Java, mas com seção direcionada ao desenvolvimento Android.



Portal Android - Fórum sobre Android exclusivamente.

            

5) Livro de Ricardo Lecheta
Após fazer o minicurso, notei que não poderia ficar dependendo de tutoriais da internet para qualquer dúvida que surgisse, precisava de algum livro que estivesse sempre à mãos enquanto desenvolvia.

Foi então que após uma pesquisa descobri sobre o livro Google Android do autor Ricardo Lecheta, da editora Novatec. Comprei pelo site da editora e poucos dias depois chegou à minha casa, sem problemas.

Desde então é ele que utilizo para tirar dúvidas de conceitos e recursos básicos de desenvolvimento Android. Recomendo a compra.



Então pessoal, essas foram minhas dicas para quem está começando ou quer começar a desenvolver aplicativos para Android. Compartilhei com vocês materiais que me ajudaram no começo e que com certeza irão ajudar a quem tem interesse.

Como estou tendo bastante pedidos, no próximo post teremos mais dicas de aplicativos! Fiquem ligados e até a próxima!

Curta nossa página no Facebook e receba nossos posts instantaneamente!

6 comentários:

  1. Muito bom!! Estava precisando de um conteúdo mais didático. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cainã e Leandro! Espero que esteja sendo útil!
    Qualquer dúvida, só falar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O Motodev Studio é muito bom, recomendo.

    ResponderExcluir
  4. parabens pela iniciativa...esta muito bom.

    ResponderExcluir
  5. shshuas também to querendo entrar nisso mais especificamente jogos... Mas esse item 3, "Café" ashuhasuusa massa.. Eu gosto muito po mas não consigo dormir depois e acelerar demais meu organismo feio meio energizadão sahuaa

    Abraços, mto bom o post.

    ResponderExcluir